AULA
PRÁTICA 1 - EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG
Segundo
as bases mendelianas da transmissão de caracteres, nos organismos diplóides,
metade do conjunto genético é herdado do progenitor masculino e metade do
progenitor feminino. Ao realizarmos esta atividade prática identificaremos os
princípios da transmissão dos caracteres, abordando a herança de uma
característica determinada por um par de genes.
Cruzamento
monohíbrido e equilíbrio de transmissão.
Material: - 20 colchetes brancos (ou papéis com
a letra A)
- 20
colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco
plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Colocar
os colchetes (papéis) dentro do saco, representando os gametas de uma população
de 20 indivíduos heterozigotos para um locus A qualquer.
Os
colchetes pretos (papéis A)
representam o alelo A e os colchetes
brancos (papéis a) representam o
alelo a.
-
Sortear, ao acaso e SEM reposição, 10 pares de colchetes (papéis), que
constituem uma prole desta população. Cada par de colchetes (papéis) sorteado
deve ser utilizado para constituir o genótipo de um indivíduo (tabela 1a).
- Anotar
o resultado de acordo com os genótipos observados e determinar se estão de
acordo com as normas mendelianas de transmissão (tabela 1b).
-
Realizar cruzamentos envolvendo os indivíduos de acordo com o sorteio, ou seja,
indivíduo 1 x indivíduo 2; indivíduo 3 x indivíduo 4; etc..(tabela 1c).
Ao
realizar cruzamentos assumindo proles fixas de 4 indivíduos, podemos afirmar
que a próxima geração está em equilíbrio?
Tabela 1a
sorteio
|
Alelo 1
|
Alelo 2
|
Genótipo
|
1
|
|||
2
|
|||
3
|
|||
4
|
|||
5
|
|||
6
|
|||
7
|
|||
8
|
|||
9
|
|||
10
|
Tabela 1b
Genótipo
|
Observado
|
Esperado
|
AA
|
2,5
|
|
Aa
|
5
|
|
Aa
|
2,5
|
Tabela 1c
Cruzamento
|
Prole
|
||
AA
|
Aa
|
aa
|
|
1 x 2
|
|||
3 x 4
|
|||
5 x 6
|
|||
7 x 8
|
|||
9 x 10
|
Ao
realizarmos esta atividade prática identificaremos os princípios da distribuição
dos alelos sob influência das forças evolutivas, abordando a transmissão de um
par de genes.
ATIVIDADE
2 – Ação das forças evolutivas
Material: - colchetes brancos (ou papéis com a
letra A)
-
colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Identifique
os indivíduos da prole de sua população da prática 1, representando os alelos A com colchetes brancos (ou papéis A) e os alelos a com colchetes pretos (ou papéis a). Esta será sua população-base (população de trabalho). Determine
as frequências gênicas e genotípicas da população base.
Etapa 1)
Efeito da migração
anotar em
um papel o genótipo de 10 indivíduos da população de trabalho, retirando-os da
população (eles serão os migrantes). Trocar os migrantes com o grupo ao lado,
incluindo os indivíduos recebidos em sua população, que deverá apresentar
novamente n = 20. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e
determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
Etapa 2)
Efeito da seleção
a)
seleção contra o recessivo: retirar da população de trabalho 50% dos indivíduos
de fenótipo recessivo. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e
determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
b) seleção
contra o dominante: retirar da população de trabalho 50% dos indivíduos de
fenótipo dominante. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e
determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
Etapa 3)
Efeito da mutação
Selecionar,
ao acaso, um indivíduo da população de trabalho e alterar um alelo de seu
genótipo (por exemplo, AA vira Aa). Calcular as novas freqüências genotípicas e
gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
Etapa 4)
Efeito da deriva
anotar em
papéis os genótipos dos 20 indivíduos da população de trabalho. Sortear, sem
reposição, 4 indivíduos, estabelecendo dois pares sucessivos para cruzamento.
Simular uma prole de 10 indivíduos para cada casal e determinar se a
distribuição encontra-se em equilíbrio.
POPULAÇÃO
BASE = POPULAÇÃO DE TRABALHO
AA
|
Aa
|
aa
|
Total
|
|
Número
de indivíduos
|
||||
Frequência
genotípica
|
||||
Frequência
gênica
|
f(A) =
|
f(a) =
|
MIGRAÇÃO
AA
|
Aa
|
aa
|
Total
|
|
População
base
|
||||
Emigrantes
|
||||
Imigrantes
|
||||
Nova
população
|
||||
Frequência
genotípica
|
||||
Frequência
gênica
|
f(A) =
|
f(a) =
|
SELEÇÃO -
ação contra o recessivo
AA
|
Aa
|
aa
|
Total
|
|
População
base
|
||||
Seleção
|
||||
Nova
população
|
||||
Frequência
genotípica
|
||||
Frequência
gênica
|
f(A) =
|
f(a) =
|
MUTAÇÃO
AA
|
Aa
|
aa
|
Total
|
|
População
base
|
||||
População
mutada
|
||||
Frequência
genotípica
|
||||
Frequência
gênica
|
f(A) =
|
f(a) =
|
DERIVA
GENÉTICA
Cruzamento
|
Prole
|
||
AA
|
Aa
|
Aa
|
|
1 x 2
|
|||
3 x 4
|
|||
TOTAL
|
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