Iniciamos mais um semestre letivo com a disciplina de evolução. Que tenhamos um excelente semestre letivo
EMENTA
Os genes nas populações;
distribuição de frequências; Equilíbrio genético; ação das forças evolutivas
sobre o pool genético das populações; histórico do pensamento evolutivo; teorias
evolutivas, diversidade genética e biodiversidade; ação geral das forças
evolutivas; normas adaptativas; teoria sintética da evolução; evolução humana.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Levar o aluno a
compreender os fenômenos genéticos que interferem na modificação das espécies; Levar
o aluno a compreender os fenômenos genéticos que interferem na adaptação;
Compreender os mecanismos responsáveis pelo processo de evolução; Demonstrar
conhecimento sobre as proposições teóricas acerca do processo de evolução;
Compreender as evidências do processo de evolução.
Ao final desta
Disciplina, espera-se que o aluno desenvolva os conhecimentos básicos necessários
para compreender os fenômenos genéticos que interferem na modificação das
espécies; compreender os fenômenos genéticos que interferem na adaptação e os
mecanismos responsáveis pelo processo de evolução; demonstrar conhecimento
sobre as proposições teóricas acerca do processo de evolução; compreender as
evidências do processo de evolução, incluindo a evolução de nossa espécie.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
Avaliação A1 = 10,0 pontos:
·
Prova escrita= 10,0 pontos
- 80% questões discursivas + 20% questões objetivas
Avaliação A2 = 10,0 pontos:
·
Prova escrita = 10,0 pontos (incluído 1,0 referente a elaboração de uma teoria evolutiva)
- 80% questões discursivas + 20% questões objetivas
Avaliação A3 = 10,0 pontos.
·
Prova escrita= 10,0 pontos
-
80% questões discursivas + 20% questões objetivas
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
HARTL, D.L., CLARK, A.G. Principios de
Genética de Populações. Rio de Janeiro, 4ª Ed. Grupo A, 2010.
FUTUYUMA,D. Biologia Evolutiva, Ribeirão
Preto: SBG, 2001.
STEARN,S.C. e HOEKSTRA,R.F. Evolução: uma
introdução, Atheneu, 2003.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
WILSON, E. Biodiversidade. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1997.
WINSTON, Robert. Evolução, Revolução. De
Darwin ao ADN, Porto, DK – Civilização, Editoras, 2009
SHORROCKS,B.A. A Origem da Diversidade, EDUSP
1980.
FREEMAN, S.; HERRON, J C. Análise Evolutiva.
4ª edição Porto Alegre: Artmed, 2009.
SADAVA, D. Vida: a ciência da biologia. 8a
ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 448p. (v. 2: Evolução, diversidade e ecologia).
CRONOGRAMA PROPOSITIVO 2018.2
JULHO
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Dia
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Conteúdo
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30
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Apresentação da disciplina, cronograma e critérios de avaliação
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AGOSTO
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Dia
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Conteúdo
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6
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Conceitos básicos em genética de populações.
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13
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Os genes nas
populações.
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20
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Estrutura de
cruzamentos em populações.
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27
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Frequências gênicas e genotípicas
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SETEMBRO
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Dia
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Conteúdo
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3
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Equilíbrio genético I
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10
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Equilíbrio
genético II. Estudo orientado.
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17
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PRIMEIRA
AVALIAÇÃO – A1
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24
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Revisão e vista de prova. Forças
evolutivas.
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OUTUBRO
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Dia
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Conteúdo
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1
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Mecanismos de ação das forças evolutivas I
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8
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Mecanismos de ação das forças evolutivas II. Estudo orientado.
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15
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Surgimento da vida.
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22
29 |
Lamarckismo e
Darwinismo.
Evidências de evolução |
NOVEMBRO
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Dia
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Conteúdo
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5
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NeoDarwinismo e Teoria Sintética da Evolução
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12
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Evolução Humana.
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19
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Estudo orientado
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26
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SEGUNDA AVALIAÇÃO – A2
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DEZEMBRO
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|
Dia
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Conteúdo
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3
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Revisão e vista de prova. RESULTADO PARCIAL
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10
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TERCEIRA AVALIAÇÃO – A3
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