Atendendo a pedidos.........................
1)
Relacionar o cruzamento ao acaso, ou seja, a potencial participação de todos os indivíduos da população na constituição da próxima geração, com a distribuição dos genótipos da prole
2)
Se apenas o alelo t confere sensibilidade e é recessivo, somente indivíduos tt são sensíveis. Como f(t) = 0,1, f(tt) = 0,1 x 0,1 = 0,01 = 1% da população
3) PEQUENAS VARIAÇÕES NESTE RESULTADO PODERÃO SER PERCEBIDAS, POIS OS FIZ DIRETAMENTE NO PROGRAMA – SEM ARREDONDAMENTO
3a)
AA | Aa | aa | n |
2141 | 1872 | 3744 | 7757 |
| | | |
FAA | 0,2760 | | |
FAa | 0,2413 | | |
Faa | 0,4827 | | |
| | | |
FA | 0,3967 | | |
Fa | 0,6033 | | |
3b)
AA | Aa | aa | n |
100 | 0 | 100 | 200 |
| | | |
FAA | 0,5000 | | |
FAa | 0,0000 | | |
Faa | 0,5000 | | |
| | | |
FA | 0,5000 | | |
Fa | 0,5000 | | |
3c)
AA | Aa | aa | n |
184 | 213 | 89 | 486 |
| | | |
FAA | 0,3786 | | |
FAa | 0,4383 | | |
Faa | 0,1831 | | |
| | | |
FA | 0,5977 | | |
Fa | 0,4023 | | |
3d)
AA | Aa | aa | n |
31 | 108 | 63 | 202 |
| | | |
FAA | 0,1535 | | |
FAa | 0,5347 | | |
Faa | 0,3119 | | |
| | | |
FA | 0,4208 | | |
Fa | 0,5792 | | |
3e)
AA | Aa | aa | n |
12474 | 28493 | 8757 | 49724 |
| | | |
FAA | 0,2509 | | |
FAa | 0,5730 | | |
Faa | 0,1761 | | |
| | | |
FA | 0,5374 | | |
Fa | 0,4626 | | |
3f)
AA | Aa | aa | n |
1730 | 5481 | 11961 | 19172 |
| | | |
FAA | 0,0902 | | |
FAa | 0,2859 | | |
Faa | 0,6239 | | |
| | | |
FA | 0,2332 | | |
Fa | 0,7668 | | |
4)
Os dominantes são XX e Xx = p2 + 2pq.
Se p = 0,7; q = 0,3.
Assim, p2 = 0,7 x 0,7 = 0,49 e 2pq = 2 x 0,7 x 0,3 = 0,42.
Logo 0,49 + 0,42 são dominantes, o que dá 0,91 = 91%.
Se são 10.000 indivíduos, 91% = 9100 indivíduos.
5)
YY = p2 = 0,45 x 0,45 = 0,2025
YZ = 2pq = 2 x 0,45 x 0,55 = 0,4950
ZZ = q2 = 0,55 x 0,55 = 0,3025
6)
Se 789 são dominantes, 1000 – 789 = 211 são recessivos. Assim, f(aa) = 0,2110, ou seja, 211/1000.
7)
Discutir o fenômeno da mutação e o surgimento de novos alelos e identificar os mecanismos pelos quais a seleção permite que o fenótipo conferido pelo alelo emergente seja avaliado
8)
Discutir como o cruzamento preferencial perturba o EHW
9)
Discutir a importância da manutenção da variabilidade
10) Idem 09, podendo incluir as formas de surgimento da variação
11)
Explicar a importância do fluxo gênico entre grupos populacionais para manutenção da espécie.
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