AULA PRÁTICA 1 - EVOLUÇÃO
Segundo as bases mendelianas da transmissão de caracteres, nos organismos diplóides, ½ do conjunto genético é herdado do progenitor masculino e ½ do progenitor feminino. Ao realizarmos esta atividade prática identificaremos os princípios da transmissão dos determinantes das características e de sua distribuição, abordando a herança de uma característica determinada por um par de genes.
ATIVIDADE 1 - Cruzamento monohíbrido e equilíbrio de transmissão.
Material: - 20 colchetes brancos (ou papéis com a letra A)
- 20 colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Etapa 1
Colocar os colchetes (papéis) dentro do saco, representando os gametas de uma população de 20 indivíduos heterozigotos para um locus A qualquer. Os colchetes pretos (papéis A) representam o alelo A e os colchetes brancos (papéis a) representam o alelo a. Sortear, ao acaso e SEM reposição, 20 colchetes (papéis), que constituem uma prole de 10 indivíduos desta população. Cada par de colchetes (papéis) sucessivo sorteado deve ser utilizado para constituir o genótipo de um indivíduo. Anotar o resultado de cada sorteio na tabela 1, identificando os genótipos observados.
Etapa 2
Segundo a norma Mendeliana, para um cruzamento entre indivíduos heterozigotos devemos observar uma prole constituída de ¼ AA; ½ Aa e ¼ aa. Assim, podemos determinar se os indivíduos gerados nesta prole estão de acordo com as normas mendelianas de transmissão. Para tal, relacione o número de indivíduos com cada genótipo e preencha a tabela 1b, fazenso um teste de Qui-Quadrado para determinar a concordância.
Etapa 3
Assumindo que os 10 indivíduos desta prole fpraticasormada irão acasalar, realizar os cruzamentos envolvendo os indivíduos de acordo com a ordem do sorteio de gametas, ou seja, o indivíduo 1 cruza com o indivíduo 2; o indivíduo 3 cruza com o indivíduo 4 e asssim sucessivamente. Preencha a tabela 1c supondo que para cada cruzamento foram geradas proles fixas de 4 indivíduos (por exemplo, para um cruzamento AA x Aa ½ da prole é AA e ½ é Aa; assim, dos 4 individuos da prole, 2 serão AA e 2 serão Aa). Esta população recém formada, que possui 20 indivíduos, encontra-se em equilíbrio genético?
Tabela 1a
sorteio | Alelo 1 | Alelo 2 | Genótipo |
1 | |||
2 | |||
3 | |||
4 | |||
5 | |||
6 | |||
7 | |||
8 | |||
9 | |||
10 |
Tabela 1b
Genótipo | Observado | Esperado |
AA | 2,5 | |
Aa | 5 | |
Aa | 2,5 |
Tabela 1c
Cruzamento | Prole | ||
AA | Aa | Aa | |
1 x 2 | |||
3 x 4 | |||
5 x 6 | |||
7 x 8 | |||
9 x 10 | |||
TOTAL |
AULA PRÁTICA 2 - EVOLUÇÃO
Ao realizarmos esta atividade prática identificaremos os princípios da distribuição dos alelos sob influência das forças evolutivas, abordando a transmissão de um par de genes.
ATIVIDADE 2 – Ação das forças evolutivas
Material: - colchetes brancos (ou papéis com a letra A)
- colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Identifique os indivíduos da prole de sua população da prática 1, representando os alelos A com colchetes brancos (ou papéis A) e os alelos a com colchetes pretos (ou papéis a). Esta será sua população-base (população de trabalho). Determine as frequências gênicas e genotípicas da população base.
Etapa 1) Efeito da migração
anotar em um papel o genótipo de 10 indivíduos da população de trabalho, retirando-os da população (eles serão os migrantes). Trocar os migrantes com o grupo ao lado, incluindo os indivíduos recebidos em sua população, que deverá apresentar novamente n = 20. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
Etapa 2) Efeito da seleção
a) seleção contra o recessivo: retirar da população de trabalho 50% dos indivíduos de fenótipo recessivo. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
b) seleção contra o dominante: retirar da população de trabalho 50% dos indivíduos de fenótipo dominante. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
Etapa 3) Efeito da mutação
Selecionar, ao acaso, um indivíduo da população de trabalho e alterar um alelo de seu genótipo (por exemplo, AA vira Aa). Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.
Etapa 4) Efeito da deriva
anotar em papéis os genótipos dos 20 indivíduos da população de trabalho. Sortear, sem reposição, 4 indivíduos, estabelecendo dois pares sucessivos para cruzamento. Simular uma prole de 10 indivíduos para cada casal e determinar se a distribuição encontra-se em equilíbrio.
POPULAÇÃO BASE = POPULAÇÃO DE TRABALHO
AA | Aa | aa | Total | |
Número de indivíduos | ||||
Frequência genotípica | ||||
Frequência gênica | f(A) = | f(a) = |
MIGRAÇÃO
AA | Aa | aa | Total | |
População base | ||||
Emigrantes | ||||
Imigrantes | ||||
Nova população | ||||
Frequência genotípica | ||||
Frequência gênica | f(A) = | f(a) = |
SELEÇÃO - ação contra o recessivo
AA | Aa | aa | Total | |
População base | ||||
Seleção | ||||
Nova população | ||||
Frequência genotípica | ||||
Frequência gênica | f(A) = | f(a) = |
SELEÇÃO - ação contra o dominante
AA | Aa | aa | Total | |
População base | ||||
Seleção | ||||
Nova população | ||||
Frequência genotípica | ||||
Frequência gênica | f(A) = | f(a) = |
MUTAÇÃO
AA | Aa | aa | Total | |
População base | ||||
População mutada | ||||
Frequência genotípica | ||||
Frequência gênica | f(A) = | f(a) = |
DERIVA GENÉTICA
Cruzamento | Prole | ||
AA | Aa | Aa | |
1 x 2 | |||
3 x 4 | |||
TOTAL |
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