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domingo, 18 de setembro de 2011

ROTEIROS DE PRATICA

AULA PRÁTICA 1 - EVOLUÇÃO

Segundo as bases mendelianas da transmissão de caracteres, nos organismos diplóides, ½ do conjunto genético é herdado do progenitor masculino e ½ do progenitor feminino. Ao realizarmos esta atividade prática identificaremos os princípios da transmissão dos determinantes das características e de sua distribuição, abordando a herança de uma característica determinada por um par de genes.

ATIVIDADE 1 - Cruzamento monohíbrido e equilíbrio de transmissão.
Material:         - 20 colchetes brancos (ou papéis com a letra A)
- 20 colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco plástico escuro (ou outro recipiente opaco)

Procedimento:

Etapa 1
Colocar os colchetes (papéis) dentro do saco, representando os gametas de uma população de 20 indivíduos heterozigotos para um locus A qualquer. Os colchetes pretos (papéis A) representam o alelo A e os colchetes brancos (papéis a) representam o alelo a. Sortear, ao acaso e SEM reposição, 20 colchetes (papéis), que constituem uma prole de 10 indivíduos desta população. Cada par de colchetes (papéis) sucessivo sorteado deve ser utilizado para constituir o genótipo de um indivíduo. Anotar o resultado de cada sorteio na tabela 1, identificando os genótipos observados.

Etapa 2
Segundo a norma Mendeliana, para um cruzamento entre indivíduos heterozigotos devemos observar uma prole constituída de ¼ AA; ½ Aa e ¼ aa. Assim, podemos determinar se os indivíduos gerados nesta prole estão de acordo com as normas mendelianas de transmissão. Para tal, relacione o número de indivíduos com cada genótipo e preencha a tabela 1b, fazenso um teste de Qui-Quadrado para determinar a concordância.

Etapa 3
Assumindo que os 10 indivíduos desta prole fpraticasormada irão acasalar, realizar os cruzamentos envolvendo os indivíduos de acordo com a ordem do sorteio de gametas, ou seja, o indivíduo 1 cruza com o indivíduo 2; o indivíduo 3 cruza com o indivíduo 4 e asssim sucessivamente. Preencha a tabela 1c supondo que para cada cruzamento foram geradas proles fixas de 4 indivíduos (por exemplo, para um cruzamento AA x Aa ½ da prole é AA e ½ é Aa; assim, dos 4 individuos da prole, 2 serão AA e 2 serão Aa). Esta população recém formada, que possui 20 indivíduos, encontra-se em equilíbrio genético?

Tabela 1a
sorteio
Alelo 1
Alelo 2
Genótipo
1



2



3



4



5



6



7



8



9



10





Tabela 1b
Genótipo
Observado
Esperado
AA

2,5
Aa

5
Aa

2,5

Tabela 1c
Cruzamento
Prole
AA
Aa
Aa
1 x 2



3 x 4



5 x 6



7 x 8



9 x 10



TOTAL





AULA PRÁTICA 2 - EVOLUÇÃO


Ao realizarmos esta atividade prática identificaremos os princípios da distribuição dos alelos sob influência das forças evolutivas, abordando a transmissão de um par de genes.

ATIVIDADE 2 – Ação das forças evolutivas
Material:         - colchetes brancos (ou papéis com a letra A)
- colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Identifique os indivíduos da prole de sua população da prática 1, representando os alelos A com colchetes brancos (ou papéis A) e os alelos a com colchetes pretos (ou papéis a). Esta será sua população-base (população de trabalho). Determine as frequências gênicas e genotípicas da população base.

Etapa 1) Efeito da migração
anotar em um papel o genótipo de 10 indivíduos da população de trabalho, retirando-os da população (eles serão os migrantes). Trocar os migrantes com o grupo ao lado, incluindo os indivíduos recebidos em sua população, que deverá apresentar novamente n = 20. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.

Etapa 2) Efeito da seleção
a) seleção contra o recessivo: retirar da população de trabalho 50% dos indivíduos de fenótipo recessivo. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.

b) seleção contra o dominante: retirar da população de trabalho 50% dos indivíduos de fenótipo dominante. Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.

Etapa 3) Efeito da mutação
Selecionar, ao acaso, um indivíduo da população de trabalho e alterar um alelo de seu genótipo (por exemplo, AA vira Aa). Calcular as novas freqüências genotípicas e gênicas e determinar se a população encontra-se em equilíbrio.

Etapa 4) Efeito da deriva
anotar em papéis os genótipos dos 20 indivíduos da população de trabalho. Sortear, sem reposição, 4 indivíduos, estabelecendo dois pares sucessivos para cruzamento. Simular uma prole de 10 indivíduos para cada casal e determinar se a distribuição encontra-se em equilíbrio.

POPULAÇÃO BASE = POPULAÇÃO DE TRABALHO


AA
Aa
aa
Total
Número de indivíduos




Frequência genotípica




Frequência gênica
f(A) =
f(a) =



MIGRAÇÃO

AA
Aa
aa
Total
População base




Emigrantes




Imigrantes




Nova população




Frequência genotípica




Frequência gênica
f(A) =
f(a) =


SELEÇÃO - ação contra o recessivo


AA
Aa
aa
Total
População base




Seleção




Nova população




Frequência genotípica




Frequência gênica
f(A) =
f(a) =


SELEÇÃO -  ação contra o dominante


AA
Aa
aa
Total
População base




Seleção




Nova população




Frequência genotípica




Frequência gênica
f(A) =
f(a) =


MUTAÇÃO


AA
Aa
aa
Total
População base




População mutada




Frequência genotípica




Frequência gênica
f(A) =
f(a) =


DERIVA GENÉTICA

Cruzamento
Prole
AA
Aa
Aa
1 x 2



3 x 4



TOTAL





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