Que tenhamos um excelente semestre letivo na disciplina de Genética Evolutiva
PLANO DE CURSO - 2020.1
CONTEÚDOS RESUMITIVOS
Os genes nas populações;
distribuição de frequências; Equilíbrio genético; ação das forças evolutivas
sobre o pool genético das populações; histórico do pensamento evolutivo; teorias
evolutivas, diversidade genética e biodiversidade; ação geral das forças
evolutivas; normas adaptativas; teoria sintética da evolução; evolução humana.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Levar o aluno a
compreender os fenômenos genéticos que interferem na modificação das espécies; Levar
o aluno a compreender os fenômenos genéticos que interferem na adaptação;
Compreender os mecanismos responsáveis pelo processo de evolução; Demonstrar
conhecimento sobre as proposições teóricas acerca do processo de evolução;
Compreender as evidências do processo de evolução.
Ao final desta
Disciplina, espera-se que o aluno desenvolva os conhecimentos básicos necessários
para compreender os fenômenos genéticos que interferem na modificação das
espécies; compreender os fenômenos genéticos que interferem na adaptação e os
mecanismos responsáveis pelo processo de evolução; demonstrar conhecimento
sobre as proposições teóricas acerca do processo de evolução; compreender as
evidências do processo de evolução, incluindo a evolução de nossa espécie.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
Avaliações
A1 = 10,0 pontos: prova escrita (N1) = 4,5 pontos + atividade N2 (grupo) = 2,5 pontos + atividade N3 (individual)= 2,5 pontos + atividade de auto-avaliação = 0,5 ponto
A2 = 10,0 pontos: Prova escrita= 9,0 pontos + Atividade = 1,0 pontos
A1 = 10,0 pontos: prova escrita (N1) = 4,5 pontos + atividade N2 (grupo) = 2,5 pontos + atividade N3 (individual)= 2,5 pontos + atividade de auto-avaliação = 0,5 ponto
A2 = 10,0 pontos: Prova escrita= 9,0 pontos + Atividade = 1,0 pontos
Avaliação A3 = 10,0 pontos: Prova escrita= 10,0 pontos
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
HARTL, D.L., CLARK, A.G. Principios de
Genética de Populações. Rio de Janeiro, 4ª Ed. Grupo A, 2010.
FUTUYUMA,D. Biologia Evolutiva, Ribeirão
Preto: SBG, 2001.
STEARN,S.C. e HOEKSTRA,R.F. Evolução: uma
introdução, Atheneu, 2003.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
WILSON, E. Biodiversidade. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1997.
WINSTON, Robert. Evolução, Revolução. De
Darwin ao ADN, Porto, DK – Civilização, Editoras, 2009
SHORROCKS,B.A. A Origem da Diversidade, EDUSP
1980.
FREEMAN, S.; HERRON, J C. Análise Evolutiva.
4ª edição Porto Alegre: Artmed, 2009.
SADAVA, D. Vida: a ciência da biologia. 8a
ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 448p. (v. 2: Evolução, diversidade e ecologia).
CRONOGRAMA PROPOSITIVO - GENETICA EVOLUTIVA
DATA
|
CONTEUDO
|
17/02
|
TURMA NAO ABERTA
|
24/02
|
CARNAVAL
|
02/03
|
TURMA NAO ABERTA
|
09/03
|
APRESENTAÇA0 DO CURSO
|
16/03
|
OS GENES NAS POPULAÇÕES
|
23/03
|
DISTRIBUIÇA0 DE FREQUENCIAS
|
30/03
|
EQUILIBRIO DE HARDY-WEINBERG I
|
06/04
|
EQUILIBRIO DE HARDY-WEINBERG II
|
13/04
|
N1 (PROVA) - ENTREGA N3
|
20/04
|
NÃO HAVERÁ AULA
ENTREGA N2 POR EMAIL
|
27/04
|
VISTA E REVISAO DE N1
AÇÃO DE SELEÇÃO E MUTAÇÃO
|
04/05
|
AÇÃO DE MIGRACAO E DERIVA
|
11/05
|
LINHAS DE PENSAMENTO EVOLUTIVO
|
18/05
|
EVOLUÇA0 QUIMICA GRADUAL
|
25/05
|
LAMARCKISMO E DARWINISMO
|
01/06
|
NEODARWINISMO E TEORIA SINTETICA
|
08/06
|
EVOLUÇÃO HUMANA
|
15/06
|
ATIVIDADE ORIENTADA
|
22/06
|
A2
ENTREGA TEORIA EVOLUTIVA
|
29/06
|
VISTA E REVISAO DE A2
|
06/07
|
A3
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!