Segundo as bases mendelianas da transmissão de caracteres, nos organismos diplóides, metade do conjunto genético é herdado do progenitor masculino e metade do progenitor feminino. Ao realizarmos esta atividade prática identificaremos os princípios da transmissão dos caracteres, abordando a herança de uma característica determinada por um par de genes.
Cruzamento monohíbrido e equilíbrio de transmissão.
Material: - 20 colchetes brancos (ou papéis com a letra A)
- 20 colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Colocar os colchetes (papéis) dentro do saco, representando os gametas de uma população de 20 indivíduos heterozigotos para um locus A qualquer.
Os colchetes pretos (papéis A) representam o alelo A e os colchetes brancos (papéis a) representam o alelo a.
- Sortear, ao acaso e SEM reposição, 10 pares de colchetes (papéis), que constituem uma prole desta população. Cada par de colchetes (papéis) sorteado deve ser utilizado para constituir o genótipo de um indivíduo (tabela 1a).
- Anotar o resultado de acordo com os genótipos observados e determinar se estão de acordo com as normas mendelianas de transmissão (tabela 1b).
- Realizar cruzamentos envolvendo os indivíduos de acordo com o sorteio, ou seja, indivíduo 1 x indivíduo 2; indivíduo 3 x indivíduo 4; etc..(tabela 1c).
Ao realizar cruzamentos assumindo proles fixas de 4 indivíduos, podemos afirmar que a próxima geração está em equilíbrio?
Tabela 1a
sorteio | Alelo 1 | Alelo 2 | Genótipo |
1 | |||
2 | |||
3 | |||
4 | |||
5 | |||
6 | |||
7 | |||
8 | |||
9 | |||
10 |
Tabela 1b
Genótipo | Observado | Esperado |
AA | 2,5 | |
Aa | 5 | |
Aa | 2,5 |
Tabela 1c
Cruzamento | Prole | ||
AA | Aa | aa | |
1 x 2 | |||
3 x 4 | |||
5 x 6 | |||
7 x 8 | |||
9 x 10 |
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