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quarta-feira, 1 de agosto de 2018

2018-2

Olá todos,

Iniciamos mais um semestre letivo com a disciplina de evolução. Que tenhamos um excelente semestre letivo



EMENTA     
Os genes nas populações; distribuição de frequências; Equilíbrio genético; ação das forças evolutivas sobre o pool genético das populações; histórico do pensamento evolutivo; teorias evolutivas, diversidade genética e biodiversidade; ação geral das forças evolutivas; normas adaptativas; teoria sintética da evolução; evolução humana.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA   
Levar o aluno a compreender os fenômenos genéticos que interferem na modificação das espécies; Levar o aluno a compreender os fenômenos genéticos que interferem na adaptação; Compreender os mecanismos responsáveis pelo processo de evolução; Demonstrar conhecimento sobre as proposições teóricas acerca do processo de evolução; Compreender as evidências do processo de evolução.   
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno desenvolva os conhecimentos básicos necessários para compreender os fenômenos genéticos que interferem na modificação das espécies; compreender os fenômenos genéticos que interferem na adaptação e os mecanismos responsáveis pelo processo de evolução; demonstrar conhecimento sobre as proposições teóricas acerca do processo de evolução; compreender as evidências do processo de evolução, incluindo a evolução de nossa espécie.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação A1 = 10,0 pontos:
·         Prova escrita= 10,0 pontos
- 80% questões discursivas + 20% questões objetivas

Avaliação A2 = 10,0 pontos:
·         Prova escrita = 10,0 pontos (incluído 1,0 referente a elaboração de uma teoria evolutiva)
- 80% questões discursivas + 20% questões objetivas

Avaliação A3 = 10,0 pontos.
·         Prova escrita= 10,0 pontos
- 80% questões discursivas + 20% questões objetivas
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HARTL, D.L., CLARK, A.G. Principios de Genética de Populações. Rio de Janeiro, 4ª Ed. Grupo A, 2010.
FUTUYUMA,D. Biologia Evolutiva, Ribeirão Preto: SBG, 2001.
STEARN,S.C. e HOEKSTRA,R.F. Evolução: uma introdução, Atheneu, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
WILSON, E. Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
WINSTON, Robert. Evolução, Revolução. De Darwin ao ADN, Porto, DK – Civilização, Editoras, 2009
SHORROCKS,B.A. A Origem da Diversidade, EDUSP 1980.
FREEMAN, S.; HERRON, J C. Análise Evolutiva. 4ª edição Porto Alegre: Artmed, 2009.
SADAVA, D. Vida: a ciência da biologia. 8a ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 448p. (v. 2: Evolução, diversidade e ecologia).

CRONOGRAMA PROPOSITIVO 2018.2

JULHO
Dia
Conteúdo
30
Apresentação da disciplina, cronograma e critérios de avaliação
AGOSTO
Dia
Conteúdo
6
Conceitos básicos em genética de populações.
13
Os genes nas populações.
20
Estrutura de cruzamentos em populações.
27
Frequências gênicas e genotípicas
SETEMBRO
Dia
Conteúdo
3
Equilíbrio genético I
10
Equilíbrio genético II. Estudo orientado.
17
PRIMEIRA AVALIAÇÃO – A1
24
Revisão e vista de prova. Forças evolutivas.
OUTUBRO
Dia
Conteúdo
1
Mecanismos de ação das forças evolutivas I
8
Mecanismos de ação das forças evolutivas II. Estudo orientado.
15
Surgimento da vida.
22
29
Lamarckismo e Darwinismo.
Evidências de evolução
NOVEMBRO
Dia
Conteúdo
5
NeoDarwinismo e Teoria Sintética da Evolução
12
Evolução Humana.
19
Estudo orientado
26
SEGUNDA AVALIAÇÃO – A2
DEZEMBRO
Dia
Conteúdo
3
Revisão e vista de prova. RESULTADO PARCIAL
10
TERCEIRA AVALIAÇÃO – A3



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